Clareamento Dental Caseiro: Tudo que você precisa saber

A aparência e cor dos dentes costumam influenciar a beleza da boca e, consequentemente, a auto estima das pessoas.

O escurecimento dos dentes, quando eles se tornam amarelados, é considerado normal pelos dentistas, e não está relacionado a higienização nem a nenhum problema de saúde bucal.

Na realidade, esse processo ocorre devido ao atrito e interferências que os alimentos causam ao entrar em contato com o dente, com o tempo, o esmalte dentário de desgaste e a dentina é exposta (camada abaixo do esmalte dentário), a cor desta é esse amarelo que deixa a aparência que antes era branca, mais escurecida.

Para quem deseja se livrar deste efeito, há duas opções de tratamento: o clareamento no consultório (realizado em apenas uma sessão com o dentista) ou o clareamento caseiro, do qual vamos falar mais nesse artigo.

O que é o clareamento dental caseiro?

Algumas pessoas acreditam, pela forma que é chamado, que o clareamento caseiro não precisa ser acompanhado por um dentista, ou até confunde este tipo de tratamento com receitas caseiras que prometem clarear os dentes na internet.

Definitivamente, não é essa definição de clareamento caseiro que iremos tratar, já que não há eficiência comprovada em métodos realizados sem acompanhamento profissional, ao contrário disso, há vários desses que prejudicam a saúde do dente.

O clareamento dental caseiro que é indicado realizar, é um procedimento que deve ter acompanhamento do dentista em todas etapas, este consiste no uso de substância clareadora prescrita pelo profissional dentário em uma moldeira de acetato por um determinado período de tempo, ao final do prazo os dentes recuperam a cor branca original.

Quem pode fazer o clareamento dental caseiro?

Para saber se você pode fazer o procedimento de clareamento é preciso fazer uma avaliação com o dentista escolhido, ele irá verificar se não há nenhum aspecto da sua boca que impede a realização do processo.

No geral, é verificado se o paciente possui cáries, problemas gengivais, abrasão ou erosão, já que estes são problemas que impedem o clareamento e deverão ser tratados antes. Além disso, grávidas e lactantes e menores de 12 anos normalmente não podem realizar o clareamento, devido às substâncias químicas que serão utilizadas.

Como é feito o clareamento dental caseiro?

Todo processo tem início na avaliação clínica feita pelo dentista, quando necessário outras questões serão tratadas primeiro.

Após ter certeza que o clareamento pode ser realizado, o dentista irá colher um molde da boca (em gesso) para elaborar a moldeira de acetato que será utilizada e um retorno é agendado.

No retorno, o profissional dentário irá entregar ao paciente a moldeira pronta e o gel de clareamento.

Ainda na segunda consulta, é feita a profilaxia dentária, um tipo de limpeza mais profunda da boca para evitar complicações nos dentes ou nas gengivas.

A partir de então, o paciente irá começar a realizar o tratamento em casa, aplicando a quantidade determinada pelo dentista de gel na moldeira e encaixando-a nos dentes e deixando agir por 1 hora. Esse processo normalmente é repetido diariamente por cerca de três semanas.

Durante esse período, o paciente terá consultas para acompanhar os resultados, até que o clareamento esteja concluído. 

Cuidados durante e após o clareamento

Os dentes podem ficar sensíveis durante o clareamento dental caseiro, por isso, o dentista pode indicar inibidores de sensibilidade para serem utilizados.

Para quem quer prolongar a duração do clareamento, é preciso evitar o consumo de alimentos pigmentados, evitar fumar e realizar a higienização completa da boca após as refeições.

A validade do clareamento pode variar de acordo com os hábitos do paciente, mas normalmente dura de 1 a 2 anos.

 

 

 

Fale Conosco

Compartilhe essa página!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhe no Email
Precisa de ajuda? Fale Conosco