Clareamento Dental de Consultório: O que é e dicas dos profissionais

Com o passar dos anos, os dentes definitivos têm uma propensão maior a ficarem escurecidos ou amarelados, já que o esmalte dentário que cobre a coroa dos dentes vai ficando desgastado.

A camada que fica abaixo do esmalte é uma camada mais interna da dentina, que, por sua vez, tem tonalidade amarelada.

Portanto, é um processo natural, que independe da higienização da região bucal, mas, esteticamente, esse aspecto não é legal. Mas não há motivos para preocupação, o clareamento dental serve justamente para deixar os dentes novamente brancos.

Este artigo irá trazer todas informações que você precisa saber para fazer um clareamento dental.

O que é clareamento dental?

É uma técnica utilizada para recuperar a cor original dos dentes utilizando agentes clareadores. Estes auxiliam a recuperar o desgaste que os dentes sofrem com o passar dos anos.

Quais tipos de clareamento dental?

Há duas maneiras de se realizar o clareamento dental: no consultório ou fazendo clareamento caseiro.

No clareamento caseiro, o dentista irá prescrever uma série de substâncias clareadoras que serão incluídas dentro de uma moldeira que se adapta aos formatos dos dentes, essa moldeira deverá ser utilizada por alguns períodos diariamente e o paciente terá um retorno com o profissional que o acompanha ao final do tratamento.

Já no clareamento realizado no consultório, o dentista irá usar substâncias clareadoras mais fortes, já que com supervisão médica a gengiva estará protegida de queimaduras, assim como os lábios e a bochecha. Após aplicação da substância é utilizada uma luz que será responsável pela ativação das mesmas.

O clareamento dental de consultório é o mais indicado, pois seus resultados são imediatos e é necessária apenas uma sessão.

De quanto em quanto tempo o clareamento deve ser feito?

O Clareamento Dental de Consultório tem validade de 2 a 3 anos, dentro desse prazo há variações, que podem ocorrer devido a hábitos alimentares ou de fumar, por exemplo.

Quem pode fazer clareamento dental?

O clareamento dental é indicado para todas pessoas com mais de 15 anos, com exceção de gestantes e lactantes.

O clareamento dental danifica os dentes?

O clareamento dental realizado com acompanhamento de um dentista não danifica os dentes nem os tornam mais suscetíveis a presença de cáries.

Os únicos efeitos colaterais que podem ocorrer são: aumento da sensibilidade dos dentes durante o clareamento e alguns dias após finalizá-lo, ou, queimadura das gengivas e bochechas, quando é utilizado excesso de gel na moleira.

Ambos problemas podem ser evitados ao realizar o tratamento com um profissional de confiança, já que há alguns produtos que já vem com componentes que reduzem a hipersensibilidade.

Quais dicas os dentistas dão sobre o clareamento?

 Muitos dentistas indicam uma série de cuidados para serem tomados logo após o clareamento, sendo os principais deles evitar alimentos cítricos ou que contenham pigmentação muito forte.

Embora essas recomendações sejam feitas, poucos pacientes sabem que se seguirem essas dicas em um primeiro momento, a duração do clareamento irá ser maior, por isso seguir as recomendações do seu dentista é fundamental para o sucesso do clareamento.

Outro ponto muito abordado nas clínicas dentárias é se há pastas de dente, faixas ou outros elementos que realizam o clareamento dos dentes.

A resposta dessa pergunta é sim e não ao mesmo tempo, esses produtos auxiliam a manter o clareamento realizado no consultório e eliminar manchas superficiais, mas sozinhos não conseguem atingir a cor natural dos dentes.

Por isso, não há receitas milagrosas, o clareamento dentário só é bem-sucedido quando feito ou acompanhado por um dentista.

Essas são as principais informações para quem pensa em fazer clareamento dental, esse é um método seguro e eficiente que melhora a estética dos dentes.

Fale Conosco

Compartilhe essa página!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhe no Email
Precisa de ajuda? Fale Conosco