Implantes Dentários: O que é e como funciona

Os dentes são de fundamental importância para o bem estar pessoal, eles têm a função de triturar os alimentos, parte fundamental para que o processo digestivo ocorra da maneira correta. Partindo desse pressuposto, é possível perceber que possuir uma boa arcada dentária influencia diretamente na nutrição.

Além disso, não se pode ignorar a questão estética, que é extremamente importante para a auto estima das pessoas.

Entretanto, durante a vida, nem sempre é possível cuidar da saúde bucal da maneira que precisamos e a estrutura dentária se perde, inclusive desgastando a raiz e tratamentos mais simplificados não conseguem recuperar a autonomia da boca.

Mas essa não é uma situação definitiva, os implantes dentários podem recuperar a saúde e beleza da boca de quem está nessa situação.

O que é implante dentário?

O implante dentário é um pino colocado dentro do osso que fica embaixo da gengiva. Ele é composto de titânio e possui formato parecido com um parafuso e faz a função da raiz do dente. Desta maneira é possível encaixar a prótese dentária no implante.

Quais benefícios do implante dentário?

A principal vantagem do implante dentário é que, como ele fica dentro do osso do dente, ele não se locomove e proporciona estabilidade para os dentes artificiais, funcionando da mesma maneira que os dentes naturais funcionam, sem perder nenhuma função ou habilidade.

Quem pode fazer o implante dentário?

O implante dentário é indicado para aquelas pessoas que perderam os dentes e desejam repor, ele pode ser realizado em um dente ou até em todos da boca.

Este procedimento não pode ser realizado em crianças e adolescentes que ainda estejam em fase de crescimento, já que irão ocorrer alterações naturais no tamanho da mandíbula.

Além disso, é preciso que a saúde dos ossos e da gengiva esteja boa, caso contrário, será necessário tratar essas condições primeiro e depois realizar o procedimento de implante.

Alguns problemas cardíacos mais graves são impeditivos para realização do implante, se você sofre com problemas do coração, é importante consultar seu médico antes de iniciar o tratamento.

No geral, quem não pode fazer o implante dentário ainda pode utilizar dentaduras e outro tipo de prótese dentária, embora estas sejam mais desconfortáveis do que a aplicação do pino, pois não são tão fixas, são alternativas válidas para recuperar a qualidade da alimentação e a aparência da boca.

O corpo pode rejeitar o implante dentário?

Essa é uma dúvida comum, já que quando se fala de implante em outras partes do corpo, em vários casos a rejeição pode ocorrer. Todavia, pode ficar tranquilo, como o implante é feito de titânio, não há a menor chance de o organismo rejeitá-lo.

Qual melhor tipo de implante dentário?

Todos tipos de implantes dentários costumam ter resultados positivos, agora quando há perda de muitos dentes, o implante ósseo integrado é o mais indicado, nele, o pino de titânio é incluído em uma cirurgia simples diretamente no maxilar, após a cicatrização inicial, as próteses dos dentes são colocadas individualmente ou agrupadas nos pinos.

Como escolher um bom dentista para realizar implante dentário?

O melhor dentista para realizar o implante dentário é aquele que possui essa especialização. Assim como há um médico para cada parte do corpo, há dentistas especializados em cada tipo de procedimento realizado na boca, especialmente nos processos cirúrgicos.

Fora isso, você pode perceber como ele irá proceder na avaliação, antes do implante ele deverá verificar a saúde de sua gengiva e ossos, para isso um exame de raio x da mandíbula será necessário.

Outra maneira de sentir confiança no profissional é tirando todas suas dúvidas e tendo indicações de pessoas que já realizaram tratamento com ele.

 

 

 

 

 

Fale Conosco

Compartilhe essa página!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhe no Email
Precisa de ajuda? Fale Conosco