Não tem nada pior que sentir dor de dente, e não saber o motivo, né? Quando ela aparece, tudo fica mais complicado, seja mastigar, falar ou até fazer as atividades mais tranquilas do seu dia. Essa dor pode surgir devagar, e se você não se cuidar, pode virar uma grande dor de cabeça – além da dor do dente. Pensando nisso, a Sorrilagos resolveu explicar um pouco sobre a dor de dente e as suas causas.
Como você pode sentir a dor de dente?
A dor de dente é uma dor que pode começar fraca e ganhar mais intensidade com o passar do tempo, ou, chegar de uma vez só, só que muito forte. A dor de dente também é descrita como latejante, pulsante ou com fisgadas. Além disso, ela pode irradiar de um dente para os outros, para a arcada dentária ou para outras estruturas da cabeça ou do pescoço. Sendo assim, ela pode ser confundida até com dor de cabeça ou dores no pescoço.
Quais são as causas?
A dor, em geral, é sinal de que algo não está bem com o nosso corpo, e com o dente não é diferente. Um dente saudável não dói, portanto, se você sentir esse incômodo, por menor que seja, é hora de procurar um dentista da Sorrilagos – e você deve fazer isso o quanto antes.
Alguns possíveis motivos para a dor de dente são:
- sensibilidade dentária ao consumir alimentos e bebidas com temperaturas extremas (quente/frio);
- desgaste do esmalte dentário;
- gengivite;
- cárie;
- bruxismo — doença caracterizada pelo ato de ranger e apertar os dentes involuntariamente;
- abscesso — bolhas de infecção com pus na gengiva;
- traumatismos dentários;
- periodontite;
Como tratar a dor de dente?
Primeiramente, é necessário procurar ajuda profissional da Sorrilagos, assim que a dor for detectada. Tomar remédios para aliviar os sintomas, sem consultar um dentista, pode até aumentar o problema – mascarando sintomas – e diminuir as chances de resolvê-lo da melhor maneira possível. As causas da dor de dente serão avaliadas pelo dentista para que, assim, ele possa dar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.
Como evitar a dor de dente?
A limpeza adequada dos dentes, da língua e de toda a boca é fundamental para assegurar a saúde bucal e, com isso, evitar os problemas que podem causar a dor de dente. Outra forma é ficar atento aos fatores de risco e tomar medidas preventivas. Além do mais, é essencial consultar o dentista regularmente para verificar se está tudo bem com os seus dentes e para que ele possa detectar alguma alteração e intervir, se necessário.