Remédio para Dor de Dente

A dor de dente é um incômodo que acomete boa parte da população, sendo mais comum durante o nascimento dos dentes, quando bebê, e no nascimento dos sisos, nos adultos.

Essas dores podem ser consideradas normais, já que fazem parte do desenvolvimento bocal, em outros casos estão associadas a outros problemas dentários, que podem ir desde a cáries, hipersensibilidade a bruxismo.

Ou seja, nestes exemplos não há como escapar de uma consulta ao dentista, já que remédios até podem aliviar o desconforto a curto prazo, mas outras medidas serão necessárias para curar o agente causador das dores.

Outro fator que causa incômodo bocal é o uso dos aparelhos ortodônticos, para estas situações iremos recomendar remédios para dor de dente.

Vale ressaltar que essas dicas são válidas para indivíduos adultos (exceto mulheres grávidas) e não substitui a opinião de um especialista.

Além disso, caso os sintomas persistam por mais de dois dias, será necessário contatar seu dentista com urgência. 

Medicamentos para dor de dente

Há três tipos de medicamentos que podem ser comprados na farmácia que são indicados para aliviar a dor de dente, são eles:

Anestésicos locais: São remédios que, ao serem aplicados no local da dor, causa sensação de anestesia, já que atuam junto aos nervos dos dentes.

Um dos benefícios de escolher esse tipo de medicamento é seu efeito rápido, que começa a agir depois de poucos minutos da aplicação.

Neste grupo incluímos pomada de benzocaína ou xilocaína, o ponto negativo é que a sensação de alívio não é tão duradoura quanto os outros tipos de remédios.

Remédios analgésicos: Esse tipo de medicação bloqueia os receptores sensoriais de dor para que não sejam sentidas, ou para que, ao menos, diminua a sensação de dor.

O medicamento não detecta onde está a dor, então é útil para dores em todo corpo.

Os analgésicos demoram de 30 a 40 minutos para começar a atuar no organismo e tem tempo médio de duração de quatro horas, período maior que os anestésicos locais.

Deste grupo, os analgésicos mais receitados pelos dentistas costumam ser Dipirona e Paracetamol.

Remédios anti-inflamatórios: A inflamação é uma resposta natural do sistema imunológico a infecções ou lesões no tecido (como rompimento da gengiva para nascimento dos sisos).

Por esse motivo, o corpo manda mais sangue para região afetada, já que o fluxo sanguíneo carrega células para combater o agente causador da inflamação. Todavia, esse processo também causa dor e, em alguns casos, febre.

Desta maneira, os anti-inflamatórios irão diminuir essa reação do corpo e auxiliar com o combate ao agente causador, podem ser usados medicamentos como como Ibuprofeno ou Naproxeno, obedecendo sempre as recomendações da bula.

Em que situações devo contatar meu dentista?

Essas dicas de medicamentos só são válidas para casos de dores ocasionais (que normalmente duram de 2 a 3 dias), mas se os sintomas duram mais que isso é necessário buscar o dentista, ademais, também exigem uma avaliação deste profissional casos em que:

A paciente esteja grávida;

A(o) paciente tenha idade inferior a 14 anos;

Paciente possui alergia a alguma das medicações recomendadas;

Paciente apresentou febre moderada ou alta;

Presença de pus, inchaço, nódulos ou perca de paladar;

Dificuldade para se alimentar ou engolir;

Dificuldade para respirar.

Quanto mais cedo o tratamento for realizado adequadamente, mais rapidamente o desconforto será eliminado e menores as chances de o quadro clínico piorar devido às complicações.

De qualquer maneira, é importante ir ao dentista a cada seis meses, para realizar uma higienização mais profunda e revisão de hábitos e rotinas executadas em casa.

Essas visitas são importantes especialmente para prevenção de cáries, desta maneira os dentes ficarão sempre saudáveis e bonitos.

 

 

 

 

Fale Conosco

Compartilhe essa página!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhe no Email
Precisa de ajuda? Fale Conosco