Os dentes do Siso também são conhecidos como dentes do juízo, a tendência evolutiva é cada vez menos pessoas o desenvolvam ao longo da vida, tanto que, hoje em dia, é comum que as novas gerações não possuam os quatro dentes formados, mas apenas alguns deles ou nenhum.
Entretanto, ainda temos que lidar com eles, e esse período de nascimento costuma trazer dúvidas e vários costumes relacionados ao surgimento destes dentes, então, vamos ver, de fato, o que é necessário fazer quando os sisos nascem.
Quando os dentes do siso nascem?
Os dentes do siso começam a se formar a partir dos cinco anos de idade, mas sua erupção através da gengiva pode acontecer entre os 15 e 21 anos.
Esses dentes demoram tanto tempo para nascer porque durante a infância eles não caberiam na mandíbula, já que esta cresce ao longo do tempo, além disso, evolutivamente esse processo faz todo sentido.
Antigamente, era muito comum que os seres humanos usassem os dentes para comer alimentos mais duros e não tivessem cuidados com a higiene bucal, desse modo, antes da puberdade, alguns dentes já teriam sido perdidos, e os quatro sisos viriam “repor” esses.
A boa mastigação é o começo para todo processo digestivo, por isso é interessante ver como nosso organismo apresenta mecanismos para que ela funcione corretamente.
Os dentes do siso estão nascendo, e agora?
O processo de nascimento do siso pode ser doloroso e causar certo incômodo, e isso está dentro do esperado, mas essa sensação não costuma vir acompanhada de outras complicações.
Em casos de febre ou dor muito forte é recomendado buscar um dentista, mas consultas de rotina e exame de raio x são importantes para todos, principalmente para não comprometer o posicionamento dos outros dentes.
Uma dúvida frequente é se é necessário extrair os dentes do siso e a resposta é não, quando nascem bem posicionados e não comprometem os outros dentes não é preciso removê-los, entretanto, como fica no fim da boca, torna-se necessária aplicar mais atenção na higienização local.
Há algumas outras dicas que podem lhe auxiliar a passar por esse momento, que vamos aprofundar a seguir.
5 dicas para quando o dente do siso está nascendo
Use escova de dentes macias:
A gengiva ficará sensível próximo ao local de nascimento do dente, caso a escova de dentes seja muito rígida pode danificar a região.
Lembrando que a eficiência da escovação independe da força aplicada, o importante é como os movimentos são executados e não se são feitos com ou sem pressão, portanto, uma escova macia limpa tão bem quanto uma rígida.
Use enxaguante bucal:
Os enxaguantes bucais possuem ação antibacteriana e causam proteção contra fungos. Isso é extremamente importante neste período, já que uma parte da boca estará aberta antes de ser preenchida pelo dente, então é fundamental evitar infecções.
Pergunte ao seu dentista quais analgésicos e anti-inflamatórios você pode tomar:
Para aliviar a dor causada pelo surgimento deste novo inquilino, o uso de analgésicos é muito eficiente, mas não é recomendado tomá-los sem prescrição médica, então pergunte ao seu dentista quais e com qual frequência pode utilizar.
Utilize compressas de água morna:
Ao aquecer o local do nascimento do dente, seu corpo irá estimular a circulação local, auxiliando a eliminar possíveis bactérias presentes no local e recuperando a área mais rapidamente.
Busque o dentista e faça um exame de Raio X:
Conforme dito anteriormente, esse acompanhamento irá mostrar como esse novo dente está posicionado, se ele irá comprometer alguma parte da boca e se será necessária a remoção.
Seguindo essas dicas será mais fácil passar por este período e preservar a saúde bucal.