Como aliviar a dor de dente

A dor de dente é conhecida pelo incômodo que ela causa, normalmente intensa, pode durar horas ou dias.

Não há um momento bom para que isso ocorra, mas certamente há situações bem menos propícias, especialmente quando não é possível buscar um dentista, como nos finais de semana ou durante uma viagem.

Apesar de ser um transtorno comum, não é normal ter dor de dente, com exceção de quando os dentes estão nascendo, sendo trocados, ou os sisos estejam surgindo, a região dentária não deveria apresentar nenhum desconforto.

Portanto, quando este ocorre, é importante saber que algo a mais pode estar o acarretando, vamos falar das possíveis causas da dor dente e como aliviá-las em casa.

O que causa a dor de dente?

Diversos fatores podem ocasionar dor de dente, mas o mais comum deles é inflamação local.

Dentre os causadores desta inflamação podem estar cáries, bruxismo, placas bacterianas, tártaro ou hipersensibilidade nos nervos dos dentes.

As inflamações mais recorrentes são a gengivite e a periodontite, esta última é popularmente chamada de piorreia, e nada mais é que uma complicação da gengivite.

Além disso, como dito anteriormente, o nascimento e troca dos dentes também pode acarretar em dor, ademais, manutenção em aparelhos ortodônticos costumam deixar a região sensível por algum tempo.

Em ambos os casos, o ideal é buscar o auxílio de um dentista, para que não trate apenas a dor, e sim a causa do problema. Deixar de procurar este profissional pode resultar em lesões dentárias irreparáveis, assim como perda dos dentes e estrutura óssea da mandíbula.

Como aliviar dor de dente

Para as situações em que não é possível procurar um dentista rapidamente, há soluções temporárias para lhe auxiliar a aliviar a dor de dente, são elas:

Gargarejo com água morna com sal:

Esse remédio caseiro é o mais conhecido para auxiliar no tratamento da dor de dente, e realmente é eficiente. Muitos acham que o sal limparia a região e eliminaria as bactérias presentes, todavia, não é exatamente dessa maneira que essa receita atua.

Quando a água morna entra em contato com a área inflamada, estimula o fluxo sanguíneo para aquela região, o sangue, por sua vez, carrega as células de defesa do nosso organismo, que irá combater o agente causador da inflamação.

Portanto, somente a água morna já seria suficiente, então por que incluímos o sal? Nesse caso, o sal mudará a densidade da mistura, tornando este líquido mais parecido com os que compõe o organismo humano, desta maneira, é mais fácil o gargarejo e aceitação do corpo.

A receita é bem simples, basta diluir uma colher de chá de sal em um copo de água morna e gargarejar por 30 segundos, não é recomendado engolir essa mistura.

Uso de óleo de Cravo da Índia:

Esse tipo de óleo é facilmente encontrado em farmácias, para utilizá-lo basta umedecer um pedaço de algodão limpo ou cotonete e passar no local da dor.

O óleo de Cravo da Índia possui eugenol, que tem efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. Porém, a eficiência deste uso não é comprovada por nenhuma associação ou pesquisa.

Além disso, seu uso contínuo pode causar irritação aos dentes e a gengiva. Então, caso opte por esta solução, é indicado o uso apenas por 1 ou 2 dias.

Medicamentos farmacêuticos:

Dentre os medicamentos farmacêuticos indicados para dor de dente estão: medicamentos analgésicos (como pomada de benzocaína ou xilocaína), remédios analgésicos (por exemplo, Dipirona e Paracetamol) e anti-inflamatórios (como Ibuprofeno ou Naproxeno).

Não é indicado ingerir esse tipo de medicação sem orientação médica, é extremamente proibido para crianças com idade inferior a 14 anos e mulheres grávidas ou amamentando.

De qualquer maneira, caso sua dor persista por mais de 2 dias, é necessário buscar atendimento odontológico assim que possível.

Fale Conosco

Compartilhe essa página!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhe no Email
Precisa de ajuda? Fale Conosco