Provavelmente, você não vê a hora de terminar seu tratamento com o aparelho ortodôntico, que parece ser eterno, né? Calma, isso acontece com todo mundo, mesmo quando esse serviço é feito de forma otimizada e com qualidade, como na Sorrilagos. Mas, temos uma notícia bem importante para você e talvez nem tão boa para sua ansiedade: saiba que quando você tira o aparelho fixo não significa o fim do tratamento, pois será necessário usar o aparelho de contenção para manter esse resultado que você teve em todo tratamento.
Sabe qual é o motivo? Isso acontece porque os dentes se movimentam depois que estão livres da força exercida pelos arcos metálicos. Para que você entenda melhor, a função desse outro tipo de aparelho é de justamente estabilizar a posição dentária e garantir que esse alinhamento dos dentes continue.
Aparelhos de contenção: como funciona?
É normal que a maioria dos pacientes não goste da notícia que terá que usar aparelho de contenção logo após se livrarem do aparelho que usam todos os dias. No entanto, essa etapa é muito importante para garantir que os dentes fiquem alinhadinhos.
Para esse objetivo, podem ser usadas contenções fixas ou removíveis, e o tempo de uso será definido pelo dentista. Mas, fique tranquilo: aqui na Sorrilagos iremos definir o tempo exato, para que você não fique por tanto tempo com seu aparelho de contenção. Para você ter uma ideia, a fixa é, na verdade, um fio de metal que não aparece no sorriso, pois fica colado na parte traseira dos dentes incisivos.
Já a removível tem o formato de um aparelho fixo e pode ser retirada para alimentação. No início do uso costuma atrapalhar a fala, mas isso só acontece até que o paciente se adapte ao novo dispositivo. E, uma boa notícia no meio disso tudo: conforme você usa, o uso durante os meses pode diminuir. Por exemplo, algo que começou para usar o tempo inteiro, depois de um tempo, pode ser revertido para usar somente à noite.
Quais cuidados o paciente deve ter com o aparelho de contenção?
Falta pouco para você exibir um sorriso dos sonhos, não é mesmo? Entretanto, para que tudo dê certo, veja os cuidados que você precisa ter com a contenção:
- faça a limpeza correta do aparelho. No caso do removível, você pode utilizar o creme dental e a escova de dente;
- remova o aparelho móvel no momento das refeições e guarde em um estojo próprio;
- evite alimentos duros para não danificar o dispositivo fixo;
- procure o dentista se a sua contenção quebrar;
Agora você já sabe a importância de seguir as recomendações do ortodontista quanto ao uso do aparelho de contenção. Se tiver qualquer dúvida, procure a Sorrilagos para te ajudar nesse processo. Temos excelentes profissionais com a gente! Marque já sua avaliação, e espere por uma excelente troca e profissionalismo.
Quais são os perigos de não usar a contenção depois do tratamento?
Muitos pacientes não seguem à risca a recomendação de usar a contenção e têm vários prejuízos dentários. Isso acontece porque existe a tendência dos dentes retornarem às posições originais — um processo conhecido como recidiva, que ocorre devido às fibras elásticas da dentição.